Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Programa
Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
CURSISTA : IVANISE AP.SOARES QUEIROZ
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
UNIDADE 4 – BLOG
Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Ao ler o texto de Sílvio Pereira da
Costa, percebe-se que as tecnologias de informações e comunicações causou uma
forte revolução, através das mídias educacionais desenvolvidas em escolas na
cidade de Florianópolis e no modo de vida de muitas pessoas, onde o mesmo
concluiu que apesar de existir várias ferramentas educacionais (mídias), como
celulares, máquinas fotográficas, data show, internet, por não serem
aproveitadas para o aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou
mesmo não sabem atuar com essas tecnologias, mas quando passamos a utilizar
percebemos a importância do planejamento
, tem a necessidade de melhores avanços, pois as vezes nós como profissionais
ainda temos várias dificuldades em lidar com tais meios, onde todos estarem
procurando se qualificar.
Ainda
Segundo o autor Sílvio da Costa Pereira- "Mídia
-Educação no contexto escolar", crítica os professores das Escolas
de Ensino Fundamental de Florianópolis, não notando estar havendo maior
preocupação dos educadores em relação a promover ou estimular os educandos ao
uso crítico e criativo dos recursos tecnológicos existentes na escola, como as
metodologias que os professores adotam, como por exemplo, a explanação de filmes
na TV, em seguida apresentam as estórias que são recontadas pelos alunos, numa
TV de papelão, confeccionada por eles mesmos, além do uso da rádio escola, que
inclusive é utilizada de forma precária, sem orientações e na maioria das vezes
sem objetivos.Trabalhar
com projetos implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e
aprender. Os alunos aprendem à medida que fazem. A realização do projeto requer
uma postura de valorização do trabalho em grupo que desenvolve vínculos de
solidariedade, respeito e cuidado com a contribuição de cada um para o todo, num
sentido de igualdade, onde todos podemos aprender com todos.
Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo do projeto ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo do projeto ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
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