CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE
TECNOLOGIAS
Os conteúdos identificados no projeto
desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo formal. Os conceitos,
atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram explicitados no plano de
aula e executado na sala de aula e fazem parte do currículo e o que os alunos
aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo. Um currículo é um caminho a percorrer rumo ao
aprendizado dos alunos , pode ser visto como um guia sugerido sobre o que,
quando e como ensinar; o que, como, e quando avaliar. É formado pelos
componentes curriculares e por tudo o que acontece na escola, com a função de
orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.
É muito importante incluir no currículo
as tecnologias, pois são várias as contribuições no desenvolvimento do
currículo, possibilitando mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da
sala de aula. Hoje em dia, são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz
para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino,
proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade
pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e de aprender, interagindo com
o objeto de conhecimento, ou seja, o conteúdo. A tecnologia por si só não é
capaz de resolver todos os desafios educacionais, mas a maneira como os
profissionais da educação encaram essa tecnologia é determinante para que a
mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes
frente as inovações pelas quais a sociedade passa atualmente e que são exigidas
da escola; proporcionando situações de aprendizagem significativa, onde os
alunos serão construtores do seu próprio conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário